
Boa noite! Hoje será uma postagem dedicada, me pediram para dar uma breve pincelada sobre o que é o conceito de transferência na clínica psicanalítica.
A dita 'transferência', ocorre quando literalmente o sujeito 'transfere' para outro, um sentimento que a príncipio pertence a outra pessoa. No processo psicanalítico, o analisando transfere para o analista os sentimentos vividos (ou não) de uma relação do passado.
Neste caso, Freud cita que a transferência pode ser negativa ou positiva. Positiva, quando o paciente nutre pelo psicanalista sentimentos amigáveis e conscientes, que algumas vezes possuem raízes eróticas inconscientes. Já a transferência negativa se destaca como a agressividade e desconfiança em relação ao analista.
Para Freud (1912) a transferência sobre a pessoa do analista só representa o papel de resistência quando é uma transferência negativa, ou quando é uma transferência positiva composta de elementos eróticos recalcados.
Mas o fenômeno da transferência não é uma variável presente apenas na relação de análise, ele está presente em todas as relações, sejam elas profissionais, amorosas, etc...
Fato é, a transferência é o marco que inicia o sujeito no processo de análise, a disposição de 'escutar' do analista e de ser 'escutado' do analisado.
That's all.
Fico por aqui hoje. =]
Aeee
ResponderExcluirMeu pedido foi atendido rapidinho! Sabe que eu já peguei aqueles livros de psicologia pra ler só por causa de conceitinhos assim né? Mas no caso tinha lido só as coisas de behaviorismo.
PS: Gostei dos marcadores "Pastel, psicanálise, ..."
=*
Carollll!!! Amei seu novo blog!!! Parabééns! Jah está nos meus favoritos e vou te acompanhar sempre!!! Um grande beijo!
ResponderExcluirPastel, psicanálise... sensacional. xD
ResponderExcluirCara, adorei o post. É bom entender um pouco mais sobre assuntos que nos interessam, né? ^^
Obrigado pela aula grátis.
Uhuuu, quem falou que anos e anos de estudo foram em vão?
ResponderExcluirProfessora Estrelinha \o/
- Sagara