Hoje gostaria de falar sobre o que nos diferencia dos demais seres da Terra. A capacidade de simbolização.
Sabe-se que foi somente há menos de quatrocentos mil anos, que surgiu o Homo sapiens, e assim como os outros sapiens e também o Homo erectus, este humano moderno emigrou para diversas regiões do globo terrestre, e foi através destas separações populacionais, das mudanças climáticas e de relevo, que por meio de adaptações, se deram as diferenças raciais que hoje conhecemos (GUERRIERO, 2001).
Ao longo de todo esse tempo de evolução, se aceita hoje que a sobrevivência da espécie foi possível graças a uma habilidade em especial: A simbolização. E através desta, possibilitada pelo trabalho e pelo uso de ferramentas, que o Homo sapiens elaborou e aprimorou a linguagem, a qual a princípio era natural (choro, grunhidos, gemidos) e, posteriormente tornou-se cultural, decorrente das relações sociais, do trabalho e isso foi essencial para a evolução humana, assim como Guerriero (2001, p.24) apresenta:
"Não fosse esta extraordinária capacidade de articulação e fabricação de símbolos, provavelmente não teríamos sobrevivido, e se o tivéssemos conseguido, não teríamos diferenças tão marcantes frente a nossos parentes mais próximos. Em outras palavras, não estaríamos aqui contando essa história."
E com isto, dominamos o planeta, e colocamos a natureza sob o nosso domínio, e esta capacidade de simbolização, nos possibilitou então, a abstração, ou seja, pensar naquilo que não está presente; e assim nos deu uma chance de superar algumas limitações impostas pela natureza, àquelas limitações próprias dos animais e que, graças à apropriação da natureza e construção da cultura, o Homo sapiens teve condições de superar e humanizar-se.
Este é um trecho da minha monografia da graduação, mas gostaria de salientar que junto do processo de simbolização o homem também passou a sentir a angústia do 'estar sozinho', o medo do deixar de existir, passando a criar então a figura de entidades metafísicas que olhariam por eles e por suas almas 'imortais'. E este foi o início do pensamento mítico, que pretendo abordar em um próximo post.
Sabe que eu acho que deveria ser mais frequente posts assim? Adorei a leitura.
ResponderExcluirA propósito, a leitura me fez lembrar daqueles filmes documentários antigos; onde aparecem um conversando com o outro através de grunhidos. E me bota a pensar... Ja pensou o Caos que era distinguir um grunhido de outro? Afinal já existia um 'pensar', mas como um grunhido de 'te amo' poderia ser diferente de um 'te odeio', claro sem contar a entonação... Mas acho que esse tipo de coisas é um dos mistérios que vão ficar, não é?
Algum desses filósofos uma vez disse que é inerente ao homem a necessidade de acreditar em um ser superior... Acredito nele.
Ótimo post! Gostei! =*
Ah... como eu gostei desse texto. ^^
ResponderExcluirO início da "evoluçao" humana. É curioso pensar sobre como os nossos ancestrais se comunicavam antes do desenvolvimento do simbolismo. Talvez da mesma maneira que os animais se comunicam. Obviamente o pensamento também era muito mais simples e rudimentar, já que, sem o simbolismo, não dá pra pensar de forma abstrata, assim como foi muito bem colocado no texto.
A angústia da solidão e o pensamento mítico surgiu desse fator, também? Curioso. Gostaria de ouvir mais sobre isso. Já tenho uma opinião formada sobre a solidão e sobre o pensamento mítico, mas gosto de ouvir mais sobre isso.
Acreditar em uma "entidade divina" que olha pela humanidade e por suas "almas imortais" anula, ou pelo menos alivia o medo de deixar de existir que, convenhamos, ainda é uma idéia bem aterrorizante. Conheço pessoas que não conseguem sequer raciocinar tendo como base a idéia de deixar de existir.
As entidades divinas também aliviam a sensação de solidão, já que a pessoa passa a crer que existe algo ou alguém com ele o tempo todo.
Acho essa idéia bem bizarra. Ter um "deus" me assistindo de camarote o dia inteiro é uma idéia desagradável. Ainda mais se for algo como o deus dos cristãos, que além de onipresente, ainda tem o dom da oniciência, que o permite ler a mente de todos os seres, o tempo todo. Não quero ter algo na minha cabeça, lendo meus pensamentos e conhecendo minha intimidade. ><'' Privacidade é bom e eu gosto dela!
Ahn... acho que vou ficar por aqui, daqui a pouco meu comentário fica maior que o seu post... xD
Cara!!! Tu não faz idéia do quanto amo o assunto ligado a símbolos e significados... acho muito interessante a "terceira realidade"* ou "história remota"...
ResponderExcluirHum... acho legal também que as teorias se fechem tão perfeitamente sobre tantos assuntos que se convergem graças a elas... xD
hum... realmente não sei como funcionam todas as coisas... mas DEUS existe, ah... eu te afirmaria isso mesmo se não houvesse Bíblia, provavelmente. Ó eu te disse, depois num vai me dizer pra ELE que eu não te avisei...
xD
:-P
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir